Mulheres ganham espaço no mercado de trabalho

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

É Preciso Oferecer Orientação Vocacional ? Parte 01

Saiba mais: http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=15314&mdl=27

Na ocasião em que iniciamos este blog em 2008, não havia qualquer indício de "crise mundial", sendo veiculado nas imprensas internacional e nacional.
O cenário dava conta de uma "explosão" de medidas relacionadas a expansão do mercado de trabalho por iniciativa principalmente do governo federal. Muitos governadores e prefeitos desse vasto território brasileiro multiplicavam medidas semelhantes.
Havia um otimismo "no ar" que contagiava a todos. Uma fartura de ingredientes que embalavam nossa esperança. A economia nacional crescia e muitos projetos estavam sendo anunciados ou mesmo implantados; empresas anunciavam lucros fabulosos e se expandiam; instituições de ensino de todos os graus e outras instituições se empenhavam na qualificação da vasta oferta de mão de obra (escolarizada ou não) e pela qual as empresas ansiavam.
É nesse cenário que focamos nosso olhar de educadores sobre a "importância e necessidade da orientação vocacional". Ficamos muito felizes ao assistir o "despertar" na mídia nacional para a questão da orientação vocacional, e em especial, pensou-se muito nos alunos concludentes do ensino médio, os quais aspiram por cursos profissionalizantes, cursos de graduação, ou uma segura orientação para se tornarem "empreendedores".
Bem, o cenário nacional e internacional mudou fortemente em dezembro de 2008. Daí trazemos para suas consideraçõ: É Preciso Oferecer Orientação Vocacional nas escolas?

Nenhum comentário:

É Preciso Oferecer Orientação Vocacional nas escolas?

Enquete: Profissionais e/ou cidadãos

Claudionei Costa disse: "Apenas que é preciso aproximá-lo do mercado de trabalho e desenvolver competências para esta realidade. ... Formar o cidadão é uma grande responsabilidade e precisamos pensar para além do currículo."

Leia a postagem "A Escola e o Mercado de Trabalho" na íntegra neste blog. E vote em nossa enquete! Desejamos saber sua opinião.

Em que proporção os currículos escolares devem visar tais objetivos ?

A Escola deve se preocupar em formar Cidadãos ou Profissionais ? Parte 01

Olá! Como podem ver, nossa enquete não registrou votos expresivos. Mas os dois únicos votantes escolheram "maior para formar cidadãos". Parabenizamos estes!
Em nossa simples observação cotidiana percebemos que a sociedade não está "deseja" de discuir essa questão. Talvez porque haja outras "prioridades" disputando espaço. Ou será que a hierarquia de valores que a sociedade aceita mudou muito?
Você pode perguntar que ligação pode haver com orientação vocacional? Analise algun fatos:
1- Um jovem promotor atirou em dois rapazes que "desarmados" teriam "mexido" com sua namorada quando esta passeavam consigo numa calçada.
2-Erros médico se tornam comuns, a cada dia e permanecem impunes.
3-Jovem mata namorada após mantê-la em cárcere privado.
Quer mais exemplos?