Mulheres ganham espaço no mercado de trabalho

domingo, 30 de novembro de 2008

Câmara aprova projeto que institui teste vocacional em escolas

"A vereadora espera que o projeto possa auxiliar jovens para entrada no mercado de trabalho."
Fonte: http://avozdacidade.com/portal/politica/
Edição: 11.522 - 11 / 11 / 2008 - RESENDE

Foi aprovado pela Câmara Municipal, em segunda discussão, um projeto de autoria da vereadora Teresinha Aparecida Carvalho, a Cida do Posto (PSB), que autoriza o Executivo a instituir o teste vocacional nas escolas municipais. Agora, o prefeito Silvio de Carvalho (PMDB) analisará o projeto para sancioná-lo, ou não. Segundo a vereadora, o projeto é muito importante para auxiliar os jovens na profissão. “Muitos jovens estão indecisos sobre a escolha dentro do mercado de trabalho. O projeto veio para auxiliar nessa parte e estou confiante que ele será aprovado. Não é uma iniciativa cara, basta ter esse tipo de profissional nas escolas e, por outro lado, também pode gerar emprego”, destaca Cida do Posto.
No artigo primeiro do projeto de lei a prefeitura é autorizada a formar e aplicar testes vocacionais aos alunos matriculados na 8ª série do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Segundo o projeto, os testes serão gratuitos e obrigatórios. A vereadora explica que eles serão devidamente programados e aplicados por equipes técnicas especializadas na área de psicologia. Será a Secretaria de Educação a responsável por estabelecer as condições técnico-operacionais e também os objetivos específicos dos testes vocacionais. As despesas para aplicação do projeto, caso ele seja sancionado, correrão por conta de dotação a ser incluída a cada ano na Lei Orçamentária Anual (LOA). “Como é notório o conhecimento, hoje o mercado de trabalho é extremamente competitivo e, por tal, exige maior qualidade na capacitação daquele que busca um emprego”, afirma Cida do Posto, completando que antes mesmo da qualificação o jovem passa por um período natural de indecisão sobre a carreira a seguir. “Dessa forma, implementar a obrigatoriedade do exame vocacional pode eliminar de maneira profilática o desperdício do tempo e oportunidade dos jovens. Mais, com os resultados os jovens poderão ser encaminhados diretamente a cursos de formação condizente com suas respectivas vocações”, argumenta.

Nenhum comentário:

É Preciso Oferecer Orientação Vocacional nas escolas?

Enquete: Profissionais e/ou cidadãos

Claudionei Costa disse: "Apenas que é preciso aproximá-lo do mercado de trabalho e desenvolver competências para esta realidade. ... Formar o cidadão é uma grande responsabilidade e precisamos pensar para além do currículo."

Leia a postagem "A Escola e o Mercado de Trabalho" na íntegra neste blog. E vote em nossa enquete! Desejamos saber sua opinião.

Em que proporção os currículos escolares devem visar tais objetivos ?

A Escola deve se preocupar em formar Cidadãos ou Profissionais ? Parte 01

Olá! Como podem ver, nossa enquete não registrou votos expresivos. Mas os dois únicos votantes escolheram "maior para formar cidadãos". Parabenizamos estes!
Em nossa simples observação cotidiana percebemos que a sociedade não está "deseja" de discuir essa questão. Talvez porque haja outras "prioridades" disputando espaço. Ou será que a hierarquia de valores que a sociedade aceita mudou muito?
Você pode perguntar que ligação pode haver com orientação vocacional? Analise algun fatos:
1- Um jovem promotor atirou em dois rapazes que "desarmados" teriam "mexido" com sua namorada quando esta passeavam consigo numa calçada.
2-Erros médico se tornam comuns, a cada dia e permanecem impunes.
3-Jovem mata namorada após mantê-la em cárcere privado.
Quer mais exemplos?