Mulheres ganham espaço no mercado de trabalho

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Corram todos! O gigante está despertando!

Alô, adolescente, jovem, no ensino médio ou não, enfim quem aguarda uma chance de ingressar no mercado de trabalho. Corram todos! O gigante está despertando!
Sua vez pode estar chegando! Estou falando de carreira & profissões, mercado de trabalho e oportunidades! Aliás, você já descobriu sua vocação? Não ! Uma dica que pode ajudar: acesse links sugeridos neste blog.
Srs prefeitos e vereadores, acabaram-se as eleições municipais! Muito se falou em "gerar emprego"! Promessas foram feitas de norte a sul, de leste a oeste desse Brasilzão. Agora, cumpram, seus eleitores (e não-eleitores) agradecem!!! Saibam que o povo está mais ligado, atento a tudo!
Atenção! Qualifique-se! Sem esta, cara, sei não! Está complicado!
A notícia completa esta aqui: http://http://jc.uol.com.br/2008/11/05/not_184214.php

Abaixo, apenas um trecho da nota:
MEC
Decreto aumenta vagas em cursos técnicos do Sistema S Publicado em 05.11.2008, às 12h49.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta quarta-feira (5), decretos que alteram os regimentos dos serviços do Sistema S. Senai, Sesi, Senac e Sesc, a partir de agora, devem ampliar a gratuidade e o número de vagas em cursos técnicos de formação inicial e continuada destinados a alunos e trabalhadores de baixa renda, empregados ou desempregados, em todo o país.
Em 60 anos, é a primeira vez que ocorre uma grande reforma no estatuto das entidades. A mudança foi precedida por diálogos entre o governo federal e representantes dos segmentos da indústria e do comércio, mantidos em seis reuniões de negociação, de maio a julho deste ano. O acordo, firmado em 22 de julho, integra as ações do governo federal para aumentar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes.
Na prática, jovens e adultos terão mais oportunidades de se qualificar em cursos gratuitos de formação inicial e continuada oferecidos em módulos. Foi estabelecido um itinerário formativo, pelo qual o aluno ou o trabalhador vai se qualificando de acordo com a necessidade e as demandas do mercado de trabalho. Além da formação, foram incluídas no acordo ações educativas que envolvam lazer, cultura e esporte a serem desenvolvidas pelos serviços sociais da indústria (Sesi) e do comércio (Sesc).
As mudanças incluem todas as unidades de formação profissional dos serviços nacionais de aprendizado industrial (Senai) e comercial (Senac), além dos teatros, ginásios, centros culturais e escolas do Sesi e do Sesc em todos os estados e no Distrito Federal — alcançam cerca de 2,8 mil municípios. A implantação será gradual e crescente, de 2009 até 2014. A receita das entidades, que se origina de contribuições compulsórias, soma cerca de R$ 7 bilhões, com base nos dados de 2008. Pelo acordo, o valor destinado à aplicação em vagas gratuitas deve alcançar, em 2014, R$ 4,8 bilhões.

Um comentário:

trocandoideias disse...

Concordo plenamente, todos nós estamos atentos às promessas de campanha...Vamos cobrar! Sim!

É Preciso Oferecer Orientação Vocacional nas escolas?

Enquete: Profissionais e/ou cidadãos

Claudionei Costa disse: "Apenas que é preciso aproximá-lo do mercado de trabalho e desenvolver competências para esta realidade. ... Formar o cidadão é uma grande responsabilidade e precisamos pensar para além do currículo."

Leia a postagem "A Escola e o Mercado de Trabalho" na íntegra neste blog. E vote em nossa enquete! Desejamos saber sua opinião.

Em que proporção os currículos escolares devem visar tais objetivos ?

A Escola deve se preocupar em formar Cidadãos ou Profissionais ? Parte 01

Olá! Como podem ver, nossa enquete não registrou votos expresivos. Mas os dois únicos votantes escolheram "maior para formar cidadãos". Parabenizamos estes!
Em nossa simples observação cotidiana percebemos que a sociedade não está "deseja" de discuir essa questão. Talvez porque haja outras "prioridades" disputando espaço. Ou será que a hierarquia de valores que a sociedade aceita mudou muito?
Você pode perguntar que ligação pode haver com orientação vocacional? Analise algun fatos:
1- Um jovem promotor atirou em dois rapazes que "desarmados" teriam "mexido" com sua namorada quando esta passeavam consigo numa calçada.
2-Erros médico se tornam comuns, a cada dia e permanecem impunes.
3-Jovem mata namorada após mantê-la em cárcere privado.
Quer mais exemplos?