
Artigo escrito por Cássio Abreu em 21/05/08.
Jornalista - cassio@asj.org.br
A palavra vocação vem do latim vocatione (substantivo) e significa chamado, escolha, talento, aptidão, ou Vocare (verbo) que significa chamar. Nossa primeira vocação consiste em ser pessoa humana: o homem é invocado a ser ele mesmo na realização de todas as capacidades da sua natureza. Depois, fazendo uso da liberdade que o próprio Deus nos deu, somos chamados a ter uma relação pessoal com Ele.
A dimensão divina é o "chamado de Deus"; na dimensão humana é a "resposta" que damos a Deus. No centro de toda a nossa vida espiritual está a vocação à santidade. E, temos ainda, uma vocação profissional, tão importante quanto às outras.Ter uma profissão é essencial para a nossa sobrevivência e bem estar. Porém, precisamos nos preocupar mais com a importância do trabalho que realizamos. Não podemos pensar só nos altos salários e no status.
Precisamos levar em conta nossa realização pessoal e a satisfação do próximo a quem, sempre, prestaremos um serviço.
Precisamos levar em conta nossa realização pessoal e a satisfação do próximo a quem, sempre, prestaremos um serviço.
Quem sou eu? O que penso? Do que gosto? Quais são minhas aptidões naturais? O que é que grita dentro de mim em relação a uma profissão? Responder a essas perguntas é um passo importante na descoberta de nossa principal vocação profissional. Digo principal porque temos algumas "aptidões secundárias".
O fato de uma pessoa ter melhores habilidades para a área da biologia, não significa que ela não se sairá bem na área de humanas. Digo isso porque a realidade de nosso país não permite que muitas pessoas realizem seus sonhos. Eu queria ser dentista, mas devido à minha condição financeira, optei pelo jornalismo. Confesso que sou muito feliz. Não tenho frustrações.
Precisamos nos adaptar à realidade. Não é possível fazer medicina, mas dá para estudar enfermagem ou instrumentação cirúrgica. Não é possível ser um engenheiro mecânico, mas é possível ser um técnico bem capacitado. Aliás, muitos técnicos ganham mais do que pessoas com terceiro grau completo. Por isso, é necessário estar atento às necessidades dos outros, pois, "onde uma necessidade do mundo e os seus talentos se cruzarem, aí está sua vocação" (Aristóteles, filósofo grego - 384 a 322 a.C.).
Precisamos estar atentos à nossa realidade. Ela está gritando para nós a todo instante. Devemos nos preparar da melhor maneira possível porque a qualquer momento pode surgir uma boa oportunidade, mesmo que já estejamos num bom emprego, pois, necessidade + talento = oportunidade. E, todos nós sabemos, as boas oportunidades são raras hoje em dia.